Prefeito e secretária participam da inauguração do Samu em Divinópolis

Além de Perdigão, 153 municípios serão beneficiados com o serviço
Gilmar Teodoro, Newton Júnior, Toninho André e Galileu Machado Publicado em: 7 de Junho de 2017. Última Atualização: 7 de Junho de 2017

O prefeito de Perdigão, Gilmar Teodoro, e a Secretária Municipal de Saúde, Neusa Teodoro, estiveram em Divinópolis, na manhã desta terça-feira (6), onde participaram da cerimônia de inauguração da rede de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Região Ampliada de Saúde (RAS).

O evento contou com a presença do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, que fez a entrega de 31 ambulâncias, sendo sete do tipo Unidades de Suporte Avançado (USAs) e 24 Unidades de Suporte Básico (USBs), doadas pelo Governo de Minas ao Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS-URG).

Para a Secretária, o serviço é algo muito importante para a região e que a população merece tais melhorias. “O Samu não é transporte de pacientes e sim posto avançado de atendimento. A partir de agora, em casos de emergência, o cidadão pode ligar, 192, imediatamente será encaminhada uma ambulância e um médico ficará na linha dando toda a orientação para o paciente. É atendimento, orientação e segurança, com atendimento 24h por dia”, disse Neusa.

O serviço será destinado a prestar socorro em casos de emergências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental para população em qualquer lugar, seja em residências, local de trabalho ou vias públicas.

Serão 351 profissionais no Samu Oeste, entre eles, 71 médicos, 49 enfermeiros, 108 técnicos em enfermagem, além de motoristas, farmacêuticos e trabalhadores administrativos.

Investimento

A implantação do serviço na região oeste atenderá 1,2 milhão de pessoas, distribuídas por 54 municípios, entre eles, Perdigão. Ao todo, o Governo do Estado investiu R$ 7 milhões no convênio de implantação e R$ 3,9 milhões na compra das 31 ambulâncias para composição da frota que irá atender a região.

O Samu 192 Regional RAS Oeste irá funcionar com 25 bases descentralizadas e contará com 31 ambulâncias, sendo sete do tipo Unidades de Suporte Avançado (USAs) e 24 Unidades de Suporte Básico (USBs), doadas pelo Governo de Minas Gerais ao Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS URG).  Dessa forma, o tempo de resposta e o atendimento à população passam a ser mais ágil e eficiente.

A Central de Regulação das Urgências do Samu funcionará em Divinópolis e contará com médicos reguladores, telefonistas auxiliares de regulação médica, rádio operadores, apoio administrativo e profissionais especializados como farmacêutico.

TAG's: Prefeito, secretária, saúde, Perdigão, participam, cerimônia, inauguração, Samu, Divinópolis